Energia Solar: Principais cuidados ao adquirir um sistema!

Autor: Desenvolt 06 de maio de 2019

A Desenvolt Energia Sustentável atua em mais de 40 municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Hoje iremos demonstrar a você – que já se convenceu da rentabilidade de um sistema de Energia Solar – alguns cuidados essenciais na hora de realizar um investimento tão importante para o seu planejamento financeiro de muitos anos para frente!


#1 – QUALIDADE DOS EQUIPAMENTOS

As melhores empresas de Energia Solar prezam sempre pela qualidade dos componentes do sistema ofertado. Inversores e Módulos Fotovoltaicos (Placas Solares) são os principais itens do sistema.


Placas Solares:
Atualmente existem em média 4 ou 5 marcas de maior destaque no mercado. Você consumidor precisa pesquisar e exigir a descrição dos itens adicionados ao seu projeto. Desta forma, poderá verificar a qualidade dos componentes, bem como a solidez da empresa que fabrica as placas. Afinal de contas, ao considerarmos que todas as empresas oferecem a garantia de produção de pelo menos 80% do potencial total de um módulo durante 25 anos, é preciso saber onde esta empresa estará daqui alguns anos.



Inversores

Equipamento responsável por “traduzir” a energia produzida pelas placas solares na linguagem da rede elétrica (Corrente alternada). Estes devem seguir o mesmo critério de compra dos módulos. No Brasil, a empresa austríaca Fronius é exemplo de empresa que atua no país há mais de 15 anos e está presente na maioria dos sistemas instalados.


2 – Qualidade dos serviços prestados pela empresa de Energia Solar

É comprovada a eficiência e o retorno financeiro acumulado por um sistema de energia solar durante os anos. Entretanto, para que um sistema com BONS EQUIPAMENTOS e bem dimensionado entregue esta economia, é fundamental que não seja comprometida a qualidade energia gerada. Isto é garantido nas três etapas mais importantes da implantação do sistema: Vistoria técnica, Solicitação de acesso e Instalação.


Vistoria técnica

Esta etapa envolve a análise criteriosa de aspectos como: estruturas de telhado e solo, inclinações (buscar a melhor orientação de posicionamento para que as placas consigam captar a melhor incidência solar). É neste momento em que os engenheiros responsáveis devem observar com detalhamento as características elétricas do imóvel para disposição da instalação do inversor, onde passarão os cabos e a troca do inversor.


Solicitação de acesso

Etapa que envolve projeto elétrico, cálculos e layouts, bem como uma boa relação com a distribuidoras de energia elétrica.


Instalação

Esta é a etapa crucial, onde a expertise e o know-how da empresa contratada contam muito. Um projeto de energia solar é baseado nos conceitos apresentados acima, logo uma boa estruturação, dimensionamento e uma equipe competente são fundamentais.


Quer fazer uma simulação do seu sistema fotovoltaico e saber quando você terá de rentabilidade?