5 motivos para investir em eficiência energética

Autor: Desenvolt 21 de janeiro de 2019

Há mais de 40 anos a eficiência energética ganhou destaque no cenário mundial, quando o choque do petróleo e a necessidade de uma reserva energética estratégica para o planeta se tornaram presentes.

Hoje a eficiência energética é considerada questão de sobrevivência para empresas de diversos tamanhos e também uma urgente resposta a emissão de gases tóxicos e poluentes.


Veja abaixo 5 motivos para que você invista em eficiência energética:


1. Redução de custos

O uso eficiente da energia é um grande aliado para a redução de custos e ao contrário do que se pensa não exige investimentos exorbitantes em tecnologia, independente do ramo de atuação. Na verdade, os maiores resultados são provenientes de ações corporativas ligadas aos hábitos dos colaboradores.


2. Redução das emissões de gases de efeito estufa

A saúde do planeta está intimamente ligada às mudanças de hábitos em todas as camadas da sociedade. Atualmente somente 14% da energia consumida no mundo é proveniente de fontes renováveis, ou seja, em torno de 86% do que consumimos é proveniente de fontes geradoras de gases de efeito estufa (petróleo e carvão mineral).

Reduzir o efeito destes agentes nocivos é obrigatoriedade nos dias de hoje.


3. Redução dos investimentos em geração e distribuição de energia

Por outro lado, quando conseguimos ser mais eficientes no consumo da energia, investimentos na geração e distribuição são reduzidos. Este ciclo vicioso implica em queda do preço da energia e proporciona o atendimento a um volume maior de consumidores sem que se amplie o sistema.


4. Planejamento previsível

A partir do momento que se consegue a redução do impacto das faturas de energia nos custos totais da empresa, ficamos também menos expostos às variações dos preços da energia e consequentemente os planejamentos financeiros passam a ser mais previsíveis.


5. Sobrevivência das Corporações

A energia elétrica – soberana na matriz energética mundial – no Brasil tornou-se um insumo caríssimo e em constante elevação tarifária. Para que uma corporação continue viva e próspera nos dias de hoje, o uso eficiente da energia é fundamental e irreversível.

O empreendedor que está atento ao futuro da sua organização precisa ter a noção de que este é um custo que tem impacto direto no resultado financeiro das suas operações. Algumas ações como citadas abaixo dão conta de explicar um pouco mais sobre como a eficiência energética é posta em prática:


  • A implantação de sistemas de controle integrado, sendo estas redes integradas onde as informações dos medidores e sensores é usada para adaptar o processo a condições otimizadas de consumo.
  • Otimização de motores, bombas, compressores de ar etc…
  • Monitoramento remoto de consumo e análise dos principais vilões energéticos do ambiente.
  • Treinamento e fomento a novas atitudes sustentáveis por parte dos colaboradores
     


A Desenvolt atua de maneira integrada com os seus engenheiros na implantação de sistemas de eficiência energética em empresas de diversos setores. Quer saber mais? Acesse http://desenvolt.com.br/produtos/eficiencia-energetica/